Secretário da Administração destaca modernização dos serviços governamentais

Bruno D’Abadia apontou agilização e efetividade dos serviços disponibilizados no Portal Expresso e o reordenamento do Vapt Vupt, com ganho de tempo para o cidadão e economia para o Estado

Entrevistado na quinta-feira, 11, no programa Boa Noite Goiás, o secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, discorreu sobre todas as ações e providências adotadas pelo Governo Estadual com o objetivo de promover a melhoria e a efetividade dos serviços prestados aos cidadãos pelo Estado. Ele destacou que a principal ferramenta implementada neste momento é o Portal Expresso, lançada recentemente pelo governador Ronaldo Caiado. Atualmente já são oferecidos 75 tipos de serviços, todos on line, o que significa ganho de tempo para os usuários e economia para o poder público.

Brno D’Abadia explicou que os cidadãos dispõem do Portal Expresso em quatro modalidades, quais sejam o Aplicativo, que pode ser baixado no celular; o site (www.expresso.gov.br); os totens (espécies de caixas eletrônicos) que já estão em funcionamento em pontos estratégicos de Goiânia e Região Metropolitana e finalmente os balcões físicos, também instalados em locais de maior demanda, inclusive com servidores presenciais que ajudam as pessoas a operacionalizar o programa para resolver suas demandas.

Conforme ainda o secretário, a meta do Governo é instalar totens e balcões de atendimento em todas as principais cidades do Estado, já que pelo Aplicativo e no site os serviços já estão disponíveis, atendendo até mesmo quem precisa de algum serviço fora do Estado. Bruno D’Abadia disse que o Expresso se baseia no programa do Governo Federal denominado gov.br, no qual, com um login único, o cidadão tem acesso aos mais variados tipos de serviços. “Isso significa economia de tempo e dinheiro para os usuários, porque evita deslocamentos, bem como a otimização dos gastos pelo poder público”, argumentou.

Vapt Vupt

Outra ação fundamental implementada pelo Governo para melhorar os serviços prestados ao cidadão foi o total reordenamento operacional das unidades do Vapt Vupt. Bruno D’Abadia lembrou que no início da gestão foi necessário promover mudanças, já que cerca de 800 cargos de pessoas que atuavam nos Vapt Vupt foram extintos. “Foi quando reestruturamos o sistema e introduzimos o agendamento de alguns serviços, já que as pessoas perdiam até uma manhã ou uma tarde para resolver seu problema. Com a pandemia, estendemos o agendamento para todos os serviços e constatamos ganhos significativos em eficiência e rapidez nos atendimentos, inclusive com número menor de servidores”, ressaltou o secretário.

Ainda durante o Boa Noite Goiás Bruno D’Abadia tratou de muitos outros temas, como levantamento patrimonial dos bens móveis do Estado; capacitação e formação de servidores públicos; medidas de ajuste e controle operacional da folha de pagamento dos servidores; reordenamento dos empréstimos consignados em folha; estudos para realização de futuros concursos públicos a fim de repor mão-de-obra no Estado; importância do ajuste fiscal com a adoção do Regime de Recuperação Fiscal; regularização e venda de terrenos públicos; regularização fundiária em áreas urbanas e implementação do novo Estatuto do Servidor Público.

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