Saúde chama população para atualizar vacinas contra a Covid-19 antes do Carnaval

Mais de 2 milhões de goianos que estão aptos a receber a dose de reforço ainda não a fizeram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da atualização das vacinas contra a Covid-19 no prazo adequado para que os imunizantes façam efeito antes do feriado prolongado de Carnaval. Em geral, a proteção começa em duas semanas após a segunda dose e previne os casos graves da doença, garantindo a segurança dos foliões. A população deve procurar uma unidade de saúde para conferir quais imunizantes estão em atraso para que seja feita a atualização do cartão de vacinas. Foi o que mostrou reportagem veiculada no O Mundo em sua Casa desta quinta-feira (9). 

O Ministério da Saúde recomenda a aplicação de até cinco doses da vacina contra a Covid-19 a depender da idade e condições de saúde de cada pessoa. Em Goiás, mais de 2 milhões de goianos que estão aptos a receber a dose de reforço (terceira dose) ainda não a fizeram. As doses estão liberadas para uma ampla faixa etária que vai desde os seis meses até acima de 80 anos. As crianças contam com doses infantis específicas. 

Na semana passada, o Estado recebeu 250 mil doses da Pfizer Baby e Pediátrica, destinados a crianças de até 11 anos. O público a partir de 12 anos já recebe o imunizante destinado aos adultos. “Nós temos mais de 900 salas de vacina com profissionais capacitados, então busquem para completar o esquema de vacinação”, frisa Alessandra Santana, gerente de Ações em Imunização em exercício da SES-GO.

A segunda dose está disponível para todos que tomaram a primeira há, pelo menos, um mês. Para quem precisa tomar a terceira dose, o intervalo aumenta, é de quatro meses para quem recebeu a CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca. A quarta dose está liberada, em Goiás, apenas para pessoas acima de 30 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos. A quinta dose da vacina está liberada apenas para os imunossuprimidos com mais de 30 anos.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo