Rede Hemocentro funciona em horário especial no carnaval

Todas as unidades da rede, em Goiânia e no interior, vão estar abertas em escala no feriado

A rede estadual de Hemocentros está preocupada com a queda nas doações de sangue. Para aumentar o estoque, todas as undiades vão funcionar em horário especial no feriado de carnaval. Ana Cristina Novaes, diretora técnica da rede do Hemocentro, participou do Jornal Brasil Central desta sexta-feira (17) e contou que esta é a época do ano com a situação mais crítica. “Estamos com déficit de 35% das doações de sangue. E o que mais preocupa no período de carnaval é por ser um feriado que, infelizmente, termina com muitos acidentes, então, há necessidade maior de tipos de sangue O-, que é o tipo sanguíneo que vai atender as emergências”, ela contou ao explicar que este é o tipo mais usado para quando por não há tempo de fazer um teste transfusional, por ser a tipagem que é considerada o doador universal. “Mas, todos os tipos são extremamente bem-vindos!", completou.

Ela informou que a sede de Goiânia estará aberta no sábado (18), das 8h às 12h. E todas as unidades, da capital e interior, vão funcionar na segunda-feira (20), das 8h às 18h e reabrem na quarta (22), a partir das 12h. Além de Goiânia, o Hemocentro tem pontos de coleta em Rio Verde, Catalão, Ceres, Jataí, Quirinópolis, Porangatu, Formosa e Iporá. “Venha contribuir para que a gente possa continuar salvando vidas. Uma doação pode salvar até quatro vidas”, reforçou. 

A diretora relembrou os critérios para fazer a doação: ter entre 16 e 69 anos, estar em bom estado de saúde, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. O voluntário não pode ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, deve estar bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo