Comemoração dupla: RBC FM completa 50 anos e Rádio Brasil Central AM celebra 73 anos no ar

Atualmente as duas emissoras de rádio estão integradas à TV Brasil Central, transmitindo  em conjunto os programas jornalísticos

Neste 3 de março, a comemoração é dupla na Brasil Central: as duas emissoras de rádio do complexo de comunicação do Governo de Goiás fazem aniversário. A caçula RBC FM completa 50 anos valorizando a cultura e os artistas locais. A Rádio Brasil Central AM celebra 73 anos de fundação, cumprindo a missão de integrar a Região Centro-Oeste ao resto do País e ao mundo. 

Com as novas tecnologias, as duas emissoras estão atualmente integradas à TV Brasil Central, transmitindo em conjunto os programas jornalísticos da emissora de TV, como o programa tradicional das 7h30, que originalmente era exibido apenas pela rádio AM, O Mundo em sua Casa; e o Jornal Brasil Central, noticioso das 11 horas.

“Nossas emissoras de rádio são a cara da Brasil Central: transmitem música de qualidade, notícias e entretenimento, mas estão ligadas ao que há de mais moderno no mundo atual das telecomunicações, sem deixar de lado os laços criados com os ouvintes, e agora também com os internautas, numa interação diária, levando a cultura e o jeito de ser do povo goiano para outros Estados e até para outras partes do mundo”, afirma o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior.

A gerente de Rádio, Danuza Azevedo, ressalta o cinquentenário da RBC FM e os 73 anos da rádio Brasil Central AM como duas datas muito importantes, que mostram a consolidação das duas emissoras como canais de troca entre os servidores da Brasil Central e os ouvintes, “com conteúdo de qualidade”, ressalta. A RBC FM focando sempre a boa música popular brasileira e a boa música goiana, e dando espaço para os artistas goianos. A Rádio Brasil Central AM 1270 focando no sertanejo raiz, o sertanejo goiano, e mostrando sempre a vida do sertão, a vida do sertanejo, avalia.

E Danuza completa: “Acho que é por isso que a AM conquista audiência, não só aqui em Goiás, mas em todo o Brasil. O pessoal ouve a Rádio Brasil Central pelas ondas curtas, e em outros países também, há esse alcance, essa troca. Além, é claro do streaming, as nossas duas rádios estão disponíveis para as pessoas ouvirem pela internet, o que aumenta, ainda mais, o nosso alcance, tanto da FM quanto da AM”, afirma.

Histórico

Tudo começou no dia 3 de março de 1950, quando a Rádio Jornal Brasil Central S/A foi fundada pelo então governador Jerônymo Coimbra Bueno. Seu principal objetivo era lutar pela transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central Goiano. Quando Brasília foi inaugurada, no dia 21 de abril de 1960, a emissora participou da cobertura especial da solenidade e das festividades, transmitindo a celebração da primeira missa na nova capital federal para todo o País.

Nos seus anos iniciais, a Rádio Brasil Central cumpriu o importante papel de apoiar a construção de Brasília e o processo de interiorização do desenvolvimento econômico brasileiro, a chamada Marcha para o Oeste. Em 1962, a emissora foi adquirida pelo Governo de Goiás e passou a integrar o Consórcio de Empresas de Rádio Difusão e Notícias do Estado (Cerne), junto com a Imprensa Oficial do Estado. Naquele mesmo ano, mudou de nome e passou a ser somente Rádio Brasil Central. Hoje integra o complexo de comunicação da Agência Brasil Central.

A RBC FM foi instalada no dia 3 de março de 1973, quando a Rádio Brasil Central AM completava 23 anos. A emissora de rádio FM chegou com o compromisso de oferecer música de qualidade aos ouvintes, além de promover a cultura e os artistas goianos. “Musicalmente falando, temos espaço também para músicas internacionais, brasileiras, blues, jazz e samba, entre outros gêneros musicais. A RBC FM é uma rádio eclética, mas que tem essa linha um pouco mais cult, digamos assim”, ressalta Danuza Azevedo.

Programação RBC FM

Na programação da RBC FM, um dos destaques é o programa de entrevistas com artistas goianos, o Estúdio RBC, apresentado por Jean Paul Lopes, toda segunda-feira, a partir das 15h. Na parte da manhã, o programa Manhã RBC, com Rosângela Santos, é transmitido das 8h30 até as 13 horas. No período da tarde, às 13 horas, a radialista apresenta o programa Divas. Em seguida, às 14 horas, entra no ar o programa Dupla Sintonia, com Juvêncio Alarcon, das 14 às 18 horas. 

O programa Raio X é o informativo do final do dia, sendo exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas, com apresentação de Luciana Gondim. Mas informes jornalísticos entram de hora em hora durante toda a programação da RBC FM. No período noturno tem o Noturna RBC, das 18h30 às 21 horas; e depois, até a meia-noite, o Som da Gente, com programação toda dedicada aos artistas goianos. Aos sábados, outra edição do Som da Gente acontece das 15 às 16 horas. E aos sábados e domingos, a partir do meio-dia, tem o programa dedicado ao samba.

Programação Rádio Brasil Central AM

A programação da Rádio Brasil Central AM conta com programas consagrados. “Nós temos a história do radialista Jason Abrão, um dos profissionais mais importantes do Estado de Goiás, com o Brasil Sertanejo, que é um programa que passa de segunda a sexta-feira (às 5h), com o sertanejo raiz, a música caipira. Seu Jason também que está na nossa programação de domingo, (ele) é um ícone da Rádio Brasil Central AM”, ressalta a gerente Danuza Azevedo. No domingo, o radialista apresenta o Goiás Caboclo, às 7 da manhã.

No período matutino, de segunda a sexta-feira, a emissora AM tem os programas ao vivo Vem pra cá, apresentado a partir das 8h30 por Juscelino Sena com participação de Deslesmano Vieira, trazendo notícias, humor e música sertaneja de qualidade. No período da tarde, a partir das 14h, entra no ar o Brasil Sertanejo, apresentado por Ulisses Júnior. No sábado, um dos destaques é o programa Nosso Goiás, exibido às 6h e voltado para o setor do agronegócio. 

Nos finais de semana são transmitidos também os programas Roberto Carlos e convidados, comandado por Josiel Meneses, às 8h; e Festa de Arromba, com Paulo Beringhs e Débora Orsida, às 19h. Nos domingos, podem ser citados os programas; Cartas do Tempo, com Sarita Quadrado, às 20h; e novamente Festa de Arromba, este último sendo transmitido nas duas emissoras (AM e FM). O Roda de Samba é exibido aos sábados e domingos, sempre ao meio-dia.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo