Goiás apresenta em 2022 a menor taxa de desemprego dos últimos oito anos

Dados divulgados pela Pnad mostram que a taxa anual de desocupação no Estado foi de 7,1%

A Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua (Pnad Contínua), divulgada na última terça-feira (28), mostra que Goiás atingiu a menor taxa de desocupação dos últimos oito anos, em 7,1%. O índice é menor do que o registrado pela média nacional, que foi de 9,3%. No quarto trimestre de 2022, o percentual de desocupação foi de 6,6%, o que indicou estabilidade em comparação ao trimestre anterior, porém queda considerável em relação ao mesmo trimestre de 2021, quando foi registrado 8,7%. Foi o que mostrou reportagem veiculada no O Mundo em sua Casa desta quinta-feira (2).

A população desocupada em Goiás foi estimada em 260 mil pessoas no quarto trimestre de 2022, com queda de 71 mil em relação ao mesmo trimestre do ano de 2021, quando 332 mil pessoas estavam desocupadas, o que representa queda de 21,5%. O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia que “os esforços do Governo de Goiás em qualificar a população ao ofertar cursos gratuitos profissionalizantes e condizentes com a vocação regional e aos apelos do mercado de trabalho, somados aos programas de fomento a novos negócios, têm permitido recolocar as pessoas no mercado de trabalho de uma forma mais rentável”.

Um dos programas que ajudaram Goiás a alcançar esse número foi o Mais Emprego, da Secretaria da Retomada, que encaminhou 80.264 pessoas para entrevistas de emprego em 2022. Ao todo, 9.145 trabalhadores que procuraram os postos de atendimentos instalados em 98 municípios foram empregados em 2022, o que representa um crescimento de 24% em relação aos dados de 2021, quando 7.361 pessoas tiveram a carteira assinada por meio do programa.

“O nosso foco é estimular a autonomia financeira dos goianos”, comenta o secretário da Retomada, César Moura, ao atender pedido do governador Ronaldo Caiado para que Goiás fique entre os cinco estados com menor taxa de desocupação do país. Além de acesso gratuito a cursos profissionalizantes do Colégio Tecnológico, a Retomada promoveu ações voltadas à geração de emprego e renda. Também foram realizadas 13 edições do Feirão de Emprego que, juntas, fizeram 46 mil atendimentos em 2022. Outra ação que contribuiu para o aumento do número dos postos de trabalho foi o Crédito Social, que beneficiou quase nove mil novos empreendedores.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo