Feira reúne artesãos goianos na Praça Cívica

Realização da Secretaria da Retomada, a Goiás Feito à Mão contempla artesãos de várias regiões do estado em trabalhos individuais e coletivos

A Secretaria de Estado da Retomada realiza neste fim de semana a segunda edição do Goiás Feito à Mão, grande feira que reúne artesãos de todo o Estado. Em grandes estandes montadas na Praça Cívica, no centro da capital, o evento terá exposição e venda de trabalhos artesanais de diversos tipos e apresentações culturais. A feira com entrada franca será no sábado (18) das 9h às 16h, e no domingo (19) das 8h às 12h.

Reportagem do Jornal Brasil Central mostrou nesta sexta-feira (17) o trabalho do artesão Antônio Fernandes, de 90 anos, cujas peças em argila estarão na feira. Polivalente (também toca sanfona), ele levará ao evento suas obras que têm como temática o homem do campo. Ao todo na feira serão 21 artesãos individuais e mostras coletivas representadas pela Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago) e Associação dos Artistas e Artesãos de Alexânia (Aama).

Carteira do Artesão

Em entrevista ao telejornal da Brasil Central, Míriam Pires, gerente de Artesanato da Secretaria da Retomada, falou da importância da feira para a valorização do artesão goiano. Segundo ela, a secretaria mantém contato com os artesãos e apoia a difusão dos trabalhos dentro e fora do estado. Míriam diz que Goiás conta hoje com cerca de 11 mil artesãos e é o terceiro maior estado vendedor de artesanato em feiras nacionais.

A gerente da Retomada destacou também a emissão da Carteira do Artesão, feita pela secretaria e que regulariza a atividade. Quem possui o documento passa a ser reconhecido como artesão em todo o território nacional, além de ter acesso a cursos de aperfeiçoamento e capacitação, participação em feiras e eventos apoiados pelo governo goiano e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo