Seduc promove 1º Encontro Pedagógico de 2023

Entre os temas debatidos estão o novo ensino médio e o combate à alfabetização incompleta

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, promoveu nesta semana o 1º Encontro Pedagógico (Seduc) deste ano. Márcia Rocha, diretora pedagógica da Seduc, explicou o objetivo da reunião em entrevista ao Jornal Brasil Central desta terça-feira (21), em que cerca de 40 coordenadores regionais da Seduc e também assessores especiais estiveram presentes. “Todo nosso trabalho aqui é de retomada dessa agenda da aprendizagem. Nós tivemos, há 30 dias, um encontro com diretores, em que a gente trabalhou todas as metas e diretrizes para 2023. E agora a gente vem com a equipe da coordenação para a gente fazer esse alinhamento da implementação dos nossos trabalhos”.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto de Castro, explicou sobre a temática do encontro, Os Desafios da Promoção da Aprendizagem no Período Pós-pandêmico”. “O Conselho entende que toda avaliação pós-pandemia é importante, até para se traçar novas rotas. Há necessidade de se verificar as lacunas de aprendizagem. Muito foi feito no ano de 2022, mas é claro que a avaliação, a capacitação, a comparação de resultados é sempre importante para melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, detalhou.

Uma das palestrantes foi a ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que falou sobre um dos principais debates educacionais de 2023, a Reforma do Ensino Médio. “Eu acredito não só na recomposição das aprendizagens, como em programas de aceleração que possam superar essas dificuldades e recuperar, principalmente, a etapa de alfabetização”. Para a secretária de educação, Fátima Gavioli, o grande desafio deste ano é promover ações que façam o aluno permanecer  na escola. “A busca ativa, muito bem orientada, tem sido constante. Todos os dias, praticamente, a gente tem um sistema que monitora e quando esse menino tem cinco faltas, a gente já vai pra saber o que está acontecendo. A nossa evasão está bem controlada hoje no Estado”, analisou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo