Fica 2023 será realizado em junho na cidade de Goiás

Ao longo de sua história o festival, que este ano acontecerá de 13 a 18 de junho, se consolidou como uma das principais referências do cinema ambiental no Brasil e no mundo

A 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será realizada entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás. O evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Foi o que mostrou reportagem veiculada no O Mundo em sua Casa desta sexta-feira (24).

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, conta que os preparativos já começaram. “Vão acontecer diversas atividades, principalmente voltadas para o meio ambiente”, contou. A programação contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, shows e feiras. Além das atividades culturais, o Fica 2023 contará com a produção de um dossiê que vai ajudar na preservação da memória, permanência e continuidade do festival como política pública na cidade de Goiás.

O público da última edição do Fica foi de aproximadamente 30 mil pessoas. Este ano, a organização espera dobrar o número. A espera pelo Fica 2023 na cidade de Goiás é grande. Donos de hotéis já se movimentam para atrair os turistas, afinal, o evento impacta diretamente na economia. Para a diretora da Associação dos Restaurantes, Pousadas, Hotéis e Similares (ARPHOS), Marlene Vellasco, comenta que “todas as áreas do desenvolvimento econômico são beneficiadas com o Fica, é um evento de grande valor para a cidade de Goiás”.

A edição também contatá com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Prefeitura da cidade de Goiás. “Conseguimos trazer um caráter mais técnico, científico e social para estes festivais”, finalizou Yara.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo