Boa Noite Goiás recebe secretários de governo e deputado estadual

O Boa Noite Goiás desta semana recebeu o presidente do Ipasgo, Vinícius Luz, o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, e o deputado estadual Fred Rodrigues 

Para falar sobre as mudanças propostas para o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), o Boa Noite Goiás recebeu o presidente do Instituto, Vinícius Luz, na terça-feira (28). Ao vivo, dos estúdios da TV Alego, o presidente iniciou a entrevista falando que as propostas de modificações no órgão partiram de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, para que o governo alterasse a natureza jurídica do Ipasgo para, dessa forma, separar a arrecadação do Instituto da receita corrente líquida do Estado. Ele explicou que após esta determinação, iniciou-se um período de muito estudo e que, logo em seguida, o assunto foi divulgado e discutido com entidades e sindicatos que representam os servidores. O próximo passo será a promoção de audiências públicas e discussão da minuta do projeto de lei. “Queremos a maior transparência possível nesse processo, não queremos que ninguém seja pego de surpresa”, falou. 

Ele negou que haverá venda do Instituto. “Privatização seria se o governo estivesse pedindo à Assembleia a autorização para vender o Ipasgo para um grupo privado, para uma operadora de planos de saúde. Não é o que está acontecendo. A nossa proposta é transformar a autarquia em um serviço social autônomo, de natureza jurídica privada. Isso é para que nós possamos retirar o Ipasgo do orçamento público e as receitas possam ser separadas. Na proposta que estamos apresentando, nós teremos o Estado como garantidor, a vinculação da diretoria do Ipasgo com o governo. Nós vamos ter os conselhos de administração, conselho fiscal, com a participação dos servidores. Ou seja, eles terão voz, voto, assento nas decisões dessa nova entidade”, explicou. Ele seguiu a fala no mesmo tom, dizendo que o processo não trará prejuízo aos servidores. “O servidor público estadual, e isso é uma garantia que a gente está dando, hoje contribui por percentual do seu salário, e isso não vai mudar. Se ele tiver reajuste de salário, a contribuição muda. Mas, se ele não tiver, a contribuição não vai mudar. O estado continua sendo garantidor. Caso houver algum desajuste, um desequilíbrio entre as contribuições e o custo assistencial dos servidores públicos estaduais, o Estado entra como garantidor”, assegurou. Ele falou ainda que o Ipasgo deverá ter mais abrangência de coberturas e de inclusão de agregados e que os servidores efetivos do Instituto serão realocados. “Se o usuário nunca tivesse ouvido falar desse assunto, não ia sentir diferença nenhuma, porque o Ipasgo vai continuar funcionando, vai continuar com os contratos que tem, com sua rede credenciada, vai continuar prestando o serviço de assistência a saúde que presta hoje normalmente”, garantiu. 

Na quarta-feira (29), o convidado do Boa Noite Goiás foi o secretário de estado de Infraestrutura, Pedro Sales. Ele começou explicando sobre a atuação do novo órgão. “A palavra mágica da secretaria é coordenação. Enxergar a infraestrutura como um ecossistema de um todo, interligando saneamento, habitação, infraestrutura rodoviária e a nossa política de distritos industriais. A gente tem essas quatro grandes equipes, com virtudes, potencialidades e possibilidades de interação, para propor uma unificação que melhore a eficiência de cada uma delas”, resumiu. Ele comentou também sobre a implantação de um escritório de projetos para auxiliar prefeituras e também sobre as obras que estão planejadas e em andamento no Estado, como ferrovias. Destacou ainda sobre os trabalhos que devem ser iniciados a partir do Fundeinfra. “O fundo é para a implantação de rodovias novas. Nós teremos que fazer manutenção nas antigas, tapa-buraco, recuperações. Nem toda obra terá o perfil do fundo”, ao complementar que todos os investimentos feitos a partir desses recursos serão deliberados por representantes do setor produtivo e que as obras de para aplacar desigualdades regionais e de cunho social continuarão a ser feitas com verba do tesouro estadual. 

O deputado estadual Fred Rodrigues foi o convidado do Boa Noite Goiás desta quinta-feira (30). Ele comentou sobre seu posicionamento político e também sobre o início de sua atuação como parlamentar, em que é presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e membro da Comissão de Educação, de Tributação e Finanças da Alego. “Já apresentei apresentou 4 ou cinco projetos, já pegamos alguns na relatoria. A gente tem muito trabalho, as comissões recebem muitos projetos, projetos temáticos a gente tem que fazer a relatoria, tem que distribuir”, disse. Entre os projetos citados estão um mutirão de cirurgias para cataratas e um sobre processo de redesignação sexual em menores de idade. “O que o nosso projeto faz é estabelecer um critério objetivo de 18 anos. A pessoa tem 18 anos tem sua responsabilidade civil e criminal completas. Então, ela pode decidir o que ela quer fazer pelo restante da vida dela”, comentou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo