Bandas e fanfarras de escolas estaduais recebem uniformes

Ação do Governo de Goiás é inédita e vai beneficiar 154 colégios da rede estadual, com investimento de R$ 9,9 milhões

A primeira-dama Gracinha Caiado entregou, nesta terça-feira (4), uniformes para as bandas marciais, musicais e fanfarras de escolas da rede estadual de ensino. O evento, realizado no Teatro Goiânia, teve apresentação da Banda Marcial do Colégio Estadual Jardim América, de Goiânia. Reportagem sobre o tema foi veiculada no programa O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (5). 

Ao todo, 154 colégios estaduais serão beneficiados com a farda completa para suas bandas e fanfarras. Trata-se de uma iniciativa inédita, sendo que o Governo de Goiás vai investir R$ 9,9 milhões. Até o mês de setembro, mais de 9 mil estudantes vão receber os uniformes.

Durante o evento, a primeira-dama Gracinha Caiado destacou: “Eu também fui aluna e sei a diferença que faz. (…) Vejo no rosto dessas crianças, desses meninos, a alegria de ter uma farda nova para ir na banda, para dançar, para levantar a bandeira. Porque a gente sabe que para uma criança aprender, ela precisa, não apenas ter bons professores, vai muito além disso, ela tem que amar a escola, gostar dos professores, tem que se sentir bem.”

Custo zero

A gerente de Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Luzmarina de Alcântara, lembrou que os uniformes das bandas e fanfarras têm custo zero para os alunos. E adiantou que a Pasta está quase finalizando um processo visando a aquisição de novos instrumentos musicais. 

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, contou que o governador tinha ficado incomodado em 2019, quando viu como estavam surrados os uniformes das bandas e fanfarras dos colégios estaduais. “Nós conseguimos, em parceira com a (Secretaria da) Economia, que liberou recurso, com a PGE, que entendeu a necessidade, porque esse recurso não vincula, ele não entra nos 25% da Educação. O Governo tem que ter uma disposição e uma disponibilidade de dizer: olha, é a mais. Isso é a valorização do estudante, a valorização da escola pública, isso é empoderamento da escola pública”, ressaltou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo