Boa Noite Goiás recebe deputados, delegada e representantes do governo estadual

A série de programas da semana tratou do combate a violência contra a mulher, segurança nas escolas e transporte no entorno do Distrito Federal

O casal de deputados George Morais e Flávia Morais foram os convidados da edição especial do Boa Noite Goiás deste domingo (9). Eles foram recebidos pelo jornalista Paulo Beringhs para um bate-papo descontraído em sua casa e falaram um pouco da história familiar e da vida pública. Juntos há 36 anos, eles se mudaram para Santa Bárbara de Goiás quando George havia acabado de se formar em medicina. Em poucos anos, ele foi eleito prefeito do município e, sem seguida, deputado estadual e, depois, prefeito de Trindade. Flávia também trilhou o caminho da política, sendo eleita deputada estadual e depois passou a deputada federal. Eles contaram que atuaram fortemente na área da saúde, tendo sido responsáveis pela implantação de hospitais nas duas cidades, como também de uma ampliação da rede de saúde, atualmente em construção. “Vai ser a maior maternidade de alto risco de Goiás, um exemplo, até com UTI neonatal. Será um centro de referência não só para Trindade, mas para o Estado inteiro”, explicou George. Flávia ainda comentou sobre sua atuação no apoio à pacientes oncológicos. “Nós aprovamos a lei dos 60 dias, conhecida assim hoje, que criou um prazo para o SUS iniciar o tratamento em pacientes de câncer. Depois dessa lei, a gente já conseguiu aprovar a lei do diagnóstico, que muitas vezes demorava-se a descobrir por falta do exame de diagnóstico. O SUS também tem o prazo de 30 dias para realizar. Com isso, o câncer, uma doença sensível ao tempo, consegue dar uma segurança para o paciente que vai ter o tratamento quando ele precisa”, detalhou. 

A delegada Ana Elisa Gomes, titular da Delegacia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher conversou com o apresentador Paulo Beringhs na edição do Boa Noite Goiás de terça-feira (11). Ela comentou sobre o primeiro mês de funcionamento da entidade, que desenvolveu a operação Átria, com cerca de 1.700 ações promovidas em 30 dias. “Foi uma operação em que as forças de segurança se uniram para que fosse feito um trabalho mais intensificado no combate a essa violência praticada contra mulheres, em situação de violência doméstica e violência de gênero. Foi uma operação realizada em nível nacional. Foi finalizada, mas a intenção do governo e da Secretaria de Segurança Pública é que seja mantido ao longo do ano, porque foi uma operação de muito sucesso, com excelentes números”. Ela explicou sobre o fortalecimento da rede de proteção à mulher, que conta com 27 delegacias especializadas em todo o Estado e a criação da unidade estadual, que, de acordo com ela, “foi pensada exatamente para fortalecer o vínculo entre todas essas delegacias da mulher”. Ela comentou ainda sobre os casos de violência em escolas e deixou um alerta. “Cuidem de seus filhos, saibam o que eles estão acessando na internet. Somente assim, nós teremos mais controle do comportamento desses menores”.

O Boa Noite Goiás de quarta-feira (12) discutiu segurança nas escolas com o coronel Mauro Vilela, superintendente de Segurança Escolar e Colégios Militares da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e com o advogado Wandir Allan de Oliveira, conselheiro da OAB-GO. “Deve haver um papel complementar entre família e Estado. Do ponto de vista da prevenção, a gente entende que é essencial o comprometimento das famílias com que os filhos estão levando pras escolas, com as redes sociais que eles acessam. Sem esse papel da família, a prevenção fica difícil. A OAB entende que precisamos de uma reposta dura, contundente. Entendemos que é isto que o estado de Goiás vem fazendo. E a OAB vai estar acompanhando, auxiliando, contribuindo. Atenta também para que o nosso sistema democrático constitucional seja bem preservado em qualquer circunstância”, explicou Wandir. Coronel Mauro detalhou algumas ações que estão em curso, como uso de detectores de metais nas escolas e revistas de estudantes, além de reforçar que a prudência é a melhor conduta. “Nós conclamamos para que todos se tranquilizem com essa situação. Deixe seu filho ir pra escola. Confie no nosso trabalho, confie no que estamos fazendo e fiquem tranquilos, porque estamos de olho em tudo que possa acontecer e vamos fazer de tudo para evitar tragédias”, declarou.

Ana Caroline Fleury de Lima, secretária do Entorno do Distrito Federal, foi a convidada do Boa Noite Goiás de quinta-feira (13). A pasta foi criada em março passado e tem atuação em 11 municípios de Goiás que fazem limite com Distrito Federal. A prioridade da secretaria é a questão do transporte e mobilidade. “Para que seja de qualidade, a gente sabe que o transporte é caro. Então, é fundamental hoje o consórcio para que haja um subsídio. Teremos a tarifa técnica e os três entes entram fazendo o complemento da tarifa”, explicou Ana Caroline ao falar de um acordo entre o Estado de Goiás, Distrito Federal e União para baratear a passagem para o cidadão. “O preço da tarifa tem um impacto social em todas as áreas”, completou. Ela falou ainda que está em fase de implantação um conselho de desenvolvimento da região para tratar de assuntos como saneamento, saúde, educação e tecnologia.

ABC Digital 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo