PIB de Goiás cresce 6,6% em 2022

Maior dos últimos 12 anos, produção econômica do Estado foi mais do que o dobro da média nacional no período, que foi de 2,9%

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 6,6% em 2022, segundo levantamento realizado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) com base em dados do IBGE. Conforme a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17), o PIB estadual mais do que dobrou em relação à média nacional no período, que foi de 2,9%.

Os dados mostram que houve aumento nos três setores pesquisados em Goiás, com destaque para o agronegócio (com alta de 7,7%), indústria (7,5%) e serviços (6,2%). Este cenário puxou o crescimento também dos empregos no Estado, com a criação de 87 mil novas vagas formais de trabalho. O ano passado registrou ainda a menor taxa de desemprego em oito anos. Goiás tem hoje 3,7 milhões de pessoas com trabalho remunerado e registrou aumento de 10,1% no rendimento mensal médio do trabalhador, no valor de R$ 2.769,00.

Durante a entrevista coletiva para divulgar os números, o governador Ronaldo Caiado comemorou o que o IMB avalia ser o maior crescimento da economia goiana nos últimos 12 anos. “Fizemos a tarefa de casa, salvamos vidas e depois ganhamos a confiança dos setores produtivos e da população, isso que está refletido nestes números”, comentou o governador elencando o deficit fiscal encontrado no início do primeiro mandato e depois o enfrentamento da pandemia de Covid.

Ao final, Caiado destacou as perspectivas de futuro, enfatizando a queda de receita provocada pela legislação federal sobre o ICMS dos combustíveis, energia e telecomunicações. Só neste ano, lembrou o governador, o impacto negativo da medida será de cerca de R$ 5,5 bilhões. “Não tenho outra fonte de arrecadação. Temos que discutir como buscaremos alternativas para repor perdas”, disse Caiado citando a criação da contribuição do agro ao Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e a chegada de novas empresas multinacionais no estado vindas da Europa e China.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo