Caiado vai a Brasília para lançamento de medidas de segurança nas escolas

Evento foi realizado no Palácio do Planalto com a presença de ministros, parlamentares, integrantes do STF, governadores e secretários estaduais de Educação

O presidente Lula se reuniu nesta terça-feira (18), no Palácio do Planalto em Brasília, com ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, governadores e secretários de Educação. O governador Ronaldo Caiado participou do encontro, que teve a cobertura jornalística da Brasil Central. A reunião foi convocada após o ataque que aconteceu no dia 5 de abril último em uma escola em Blumenau (SC). 

O governo federal determinou a instalação de um fórum nacional de discussão e deliberação para elaborar medidas preventivas, com o objetivo de salvar vidas de crianças e adolescentes. No encontro, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que será promovida uma ampla campanha nacional nas rádios e TVs, que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Comunicação. E que o Ministério da Saúde vai disponibilizar R$ 90 milhões para o programa Saúde na Escola, focado na questão da saúde mental dos estudantes.

Participação dos pais

Durante a reunião, o presidente Lula falou sobre as medidas implementadas, como o aporte de R$ 3 bilhões do governo federal para Estados e municípios. “Nós, como governantes, temos a possibilidade de tentar impedir que a sociedade deixe de ser uma sociedade dotada de humanismo, e que o ódio prevaleça sobre o bem. Sem a participação dos pais, a gente não vai recuperar um processo educacional correto nas nossas escolas”, disse.

Em entrevista à imprensa, o governador Ronaldo Caiado destacou as ações adotadas em Goiás. Segundo ele, a Delegacia contra Crimes Cibernéticos conseguiu levantar vários casos antes que os fatos acontecessem e os jovens foram levados para depor. Disse ter autorizado, por meio de projeto enviado à Assembleia Legislativa, que fosse feita uma busca na residência dos pais, caso houvesse conivência ou omissão intencional por parte deles. “Junto a isso, estipulamos também uma responsabilização das plataformas, que hoje são responsáveis por disseminar tudo isso”, acrescentou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo