Secretaria da Saúde alerta para surto de Influenza em Goiás

Gestores da Pasta se reuniram, por meio virtual, com secretários municipais de Saúde e pediram empenho para ampliar a procura pela vacina nos grupos prioritários

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está em alerta para o crescimento do número de mortes causadas pelo vírus Influenza em Goiás. Nesta terça-feira (19), os gestores da Pasta se reuniram, por meio virtual, com 207 secretários municipais de Saúde para tratar do assunto. E concederam entrevista coletiva à imprensa, conforme reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (20).

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, tem aumentado o número de casos graves de síndrome respiratória aguda em pessoas jovens. Já são dez casos confirmados de mortes causadas por Influenza. Ela observou que, este ano, chama a atenção a predominância do vírus Influenza B. O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vêncio disse que mais 1,2 milhão de doses já estão nos municípios à disposição da população, dentro das regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Mas a procura está muito baixa. “Solicitamos à população que procure os postos de saúde dos municípios”, ressaltou.

Malária

Goiás também está em estado em relação à malária, informou reportagem da Brasil Central. Em 2023 já foram notificados 67 casos de malária, dos quais 34 foram descartados e 33 confirmados. Entre os casos confirmados, com exceção de um que está em investigação em Aparecida de Goiânia de uma paciente moradora de Anápolis, todos os outros foram importados de outros Estados ou outros países, conforme o Biomédico e técnico da Coordenação da Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde, Hélio Filho. Ele conclamou a população a redobrar os cuidados.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo