Boa Noite Goiás recebe deputado estadual, superintendente da Mulher e presidente da Agehab

Participaram do programa ao vivo nesta semana o deputado estadual Lineu Olímpio, a superintendente da Mulher da SEDS, Mariana Gidrão, e o presidente da Agehab, Alexandre Baldy

O deputado estadual Lineu Olímpio foi o convidado do Boa Noite Goiás exibido nesta terça-feira (25). Ele já foi prefeito de Jaraguá, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa), entre outros cargos. Em seu primeiro mandato como deputado, ele comanda a Comissão de Minas e Energia na Assembleia Legislativa de Goiás. O comitê aprovou relatório de um projeto de lei que prevê uma política estadual de incentivo à geração de energia renovável por produtores rurais e o projeto já está apto a ser votado no plenário. Ele comentou também sobre a importância da busca de mecanismos para explorar o minério de forma sustentável, com o fim das atividades, que tem prazo estipulado. “Precisa haver um planejamento. Temos que nos preocupar com as questões sociais de como fica o município logo depois da exploração mineral”, explicou. O parlamentar comentou ainda sobre a transformação que iniciou da Ceasa, com projeto de construção de um biodigestor e uma usina fotovoltaica. “São 30 toneladas de lixo orgânico que são jogados todos os dias. São projetos de visão futurista”, analisou. 

Mariana Gidrão, superintendente da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (SEDS) participou do programa, ao vivo, na quarta-feira (26). Ela comentou sobre o trabalho que iniciou no mês de março, que ela definiu como dividido em duas grandes frentes: o enfrentamento da violência contra a mulher e políticas públicas para mulheres. Ela também explicou sobre a questão dos espaços de acolhimentos para as vítimas de violência, que é de responsabilidade das gestões municipais. “Meu papel, enquanto superintendente, é dialogar e buscar recursos para que a gente possa levar e direcionar esses recursos aos municípios. Também estimular os prefeitos para buscar recursos não só estaduais, mas federais, para implantar ambientes que acolham essas mulheres”. Ela ainda detalhou o funcionamento de um mecanismo de proteção. “O programa Goiás para Elas é voltado para as mulheres em situação de violência, principalmente de vulnerabilidade extrema. Temos que inspirar essas mulheres para mostrar que elas estão em uma situação momentânea, queremos que ela rompa o ciclo da violência. Para isso, vamos empoderá-las. Primeiramente, vamos dar um subsídio de R$ 300 para essas mulheres que se enquadrem nos critérios. E, no segundo momento, elas passam para um grupo de reflexão, em que elas vão ter amparo jurídico, amparo psicológico e amparo de empreendedorismo. São várias frentes de secretarias que vão colaborar para que essas mulheres se qualifiquem. Saber que ela estão em momento difícil, mas que vão aprender a correr atrás de uma vida melhor, mais digna”, concluiu. 

Para encerrar as entrevistas inéditas da semana, o Boa Noite Goiás recebeu na quinta-feira (27) o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy. Baldy já foi deputado federal e esteve à frente do Ministério das Cidades. Ele comentou sobre o andamento dos programas da pasta, como a regularização fundiária, Pra Ter Onde Morar e Aluguel Social, além do crescimento com o apoio do governo federal e prefeituras. “Com a retomada de um programa como o Minha Casa, Minha Vida, a expectativa é que nos consigamos ampliar o número de moradias a serem construídas em Goiás. Nosso objetivo maior é dar continuidade a gestão da Agehab e ampliar as moradias para famílias de baixa renda”, explicou ao lembrar que há investimento de recursos federais como subsídios e disponibilização de áreas e infraestrutura urbana pelos municípios.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo