Pinacoteca da ABC ganha obra do artista Alfredo Faria

Ele é ex-funcionário da Agência Brasil Central e se disse muito contente com a criação da Pinacoteca, que segundo ele é uma maneira de valorizar a arte

A obra de arte mais recente doada ao acervo da Pinacoteca da ABC é do arquiteto e artista plástico Alfredo Faria, que mostrou seu ateliê e falou à reportagem da TV Brasil Central sobre sua trajetória de mais de 40 anos, emoldurando com arte os espaços adrede preparados para ela em Goiás, no Brasil e no mundo. Na matéria, Alfredo fala do encanto que tomou conta dele ao ver, no início da carreira, o renomado artista ítalo goiano Frei Nazareno Confaloni pintando suas obras no espaço contíguo da igreja São Judas Tadeu, no Setor Coimbra, em Goiânia. O acervo da pinacoteca da ABC tem a perspectiva de abrigar 50 obras de arte doadas pelos artistas que atuam em Goiás.

“Minha tendência é o abstrato, mas às vezes entro para um lado místico também, mostrando a obra e provocando as pessoas, como o ser humano fazendo parte do universo, o ser humano sendo o próprio universo, ele viajando por esse espaço. Então você vê muitas obras em que as pessoas parece que estão caminhando para um determinado lugar”, analisa Alfredo. Ele doou a obra intitulada “Vista de Pássaros”, pintada em 2016, revelando uma vista aérea de uma cidade cheia de prédios, com um colorido muito atraente. “É como se você se afastasse do mundo e ficasse vendo a paisagem de um outro ângulo, bem mais distante”, observa, acrescentando que nessa perspectiva o mundo perde a objetividade. “Como eu trabalhei também nessa agência, fico feliz de ver vocês valorizando a arte, criando essa pinacoteca”, explica Alfredo.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo