Torre de transmissão da Brasil Central passa por reforma

Estrutura terá mais segurança e ganhará nova pintura e iluminação

Instrumento fundamental no funcionamento das emissoras da Agência Brasil Central (ABC), a torre de transmissão está sendo reformada. Instalada na sede da agência no Parque Santa Cruz em Goiânia há mais de quatro décadas, ela tem 75 metros de altura e ganhará nova pintura e novos equipamentos de iluminação.

Em entrevista ao programa O Mundo Em Sua Casa, a coordenadora da reforma da torre, a engenheira Bárbara Marçal, explicou que está sendo realizada a manutenção corretiva da estrutura vertical da torre. Segundo ela, além do reaperto e balizamento, a torre terá atualizado seu sistema de aterramento elétrico e ganhará nova pintura e novo sistema de iluminação.

Bárbara Marçal disse que por norma as grandes estruturas de comunicação precisam passar por manutenção a cada dois anos. Ela diz que a nova pintura vai proporcionar mais segurança na sinalização do transporte aéreo e também uma nova estética da torre, principalmente à noite, conjugada com um moderno sistema de iluminação que será instalado no alto.

Nesse capítulo da iluminação, a reforma da torre contou com a participação especial de Júlio Kanedma, um dos mais antigos jornalistas da ABC. Ele comprou o novo equipamento de iluminação para a torre com recursos próprios. Em entrevista ao programa, Kanedma conta que aproveitou um recurso extra que ganhou de uma ação judicial de aposentadoria no INSS para adquirir e doar à agência os novos equipamentos. A reforma da torre deve ficar pronta em 30 dias.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo