Fibromialgia pode ser tratada no Hospital de Dermatologia Sanitária

Grupo terapêutico chamado Mulheres de Fibra reúne semanalmente 25 pacientes portadoras da doença

Um grupo terapêutico do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) ajuda a aliviar os sintomas de pacientes que sofrem com a fibromialgia. O grupo terapêutico é chamado de Mulheres de Fibra. Ele reúne semanalmente 25 pacientes diagnosticadas com a doença, conforme mostrou reportagem veiculada no Jornal Brasil Central desta segunda- feira (15).

O trabalho é comandado pela psicóloga Larissa Arantes, que leva para os encontros temas do cotidiano das mulheres portadoras da doença. A fibromialgia provoca dores intensas em várias partes do corpo, levando à fadiga, distúrbios do sono e depressão Não tem cura, mas pode ser tratada.

O supervisor de reabilitação ambulatorial do HDS, Marcos Paulo Ribeiro, destacou que o acompanhamento com psicólogos é uma das etapas do tratamento. “Os pacientes, para chegarem até o grupo, eles têm primeiramente que ser regulados no Complexo Regulador Estadual e, a partir disso, iniciar o tratamento em uma das formas de entrada que nós oferecemos, e uma delas é a psicologia”, explicou.

Além do acompanhamento psicológico, as pacientes têm, de acordo com a necessidade, acompanhamento de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e médicos.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo