Caiado participa de reunião do Fórum dos Governadores em Brasília

Durante o evento, o governador goiano fez questionamentos a respeito da proposta de reforma fiscal

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quarta-feira (24) em Brasília, da 14ª Reunião do Fórum Nacional dos Governadores. No encontro, que contou com a participação de representantes de todas as Unidades da Federação, o principal assunto discutido foi a reforma tributária, como mostrou reportagem exibida nesta quinta-feira (25) no programa O Mundo em sua Casa.

Apesar de a maioria dos governadores terem se expressado a favor da reforma tributária, Caiado se colocou contra o texto, que ainda não foi finalizado e está em discussão entre o Congresso Nacional e o Ministério da Fazenda. Segundo ele, o que foi apresentado até agora, pela Câmara dos Deputados, não traz segurança de qual será o papel de governadores, e até mesmo de prefeitos, quanto aos impostos arrecadados.

Ente federado

“Essa mudança, ela precisa de algo palpável, ela não pode ser algo apenas do imaginário. Ou seja, como é que nós vamos tratar cada ente federado? Os que têm potencial de crescimento serão eles congelados, os que sobrevivem tendo incentivos fiscais serão eles impedidos? Quer dizer, o que será realmente a autonomia de um governador, será apenas um ordenador de despesa?”, questionou. Caiado e outros governadores, como o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, mostraram preocupação também com o Fundo de Desenvolvimento Regional e os incentivos fiscais.

Ainda em Brasília, Ronaldo Caiado e os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e Rio de Janeiro, Cláudio Castro, discutiram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mudanças nas regras do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo