Saúde alerta para fake news sobre vacinação

Não há como negar a importância da vacina que contribuiu para o controle dos casos de Covid-19 e de muitas outras doenças

Após um período conturbado em que o mundo sofreu com perdas de milhões de vidas durante a pandemia, não há como negar a importância da vacinação, que vem ajudando diariamente não só no controle dos casos de Covid-19, mas de muitas outras doenças. Por isso, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta para as notícias falsas sobre vacinação, conforme mostrou reportagem exibida no Jornal Brasil Central, edição desta quarta-feira (24).

Segundo o médico infectologista Marcelo Daher, se hoje a gente não se vê casos mais de paralisia infantil, e não ocorrem tantos casos de sarampo, de rubéola e de catapora, isso se deve à vacinação que vem sendo feita. “Se os casos de Covid hoje não são mais tão graves e os hospitais não estão superlotados e não temos mais tantos óbitos por Covid, as vacinas têm um papel muito importante nisso tudo. Então, negar o papel e a importância da vacinação é um risco muito grande pra todos”, ressaltou.

Notícias falsas

O ponto que vem chamando a atenção das autoridades de saúde são as notícias falsas veiculadas sobre a imunização em vários sites e redes sociais, e que são espalhadas como se fossem verdadeiras. A Secretaria da Saúde reforça que a população deve ficar alerta com as fake news propagadas contra as vacinas.

A gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles, garante que não há risco nenhum em tomar a vacina, mesmo que seja mais de uma no mesmo dia. “Para isso, tanto os laboratórios quanto o Ministério da Saúde trabalham com vacinas combinadas”, explicou. Atualmente, várias unidades de saúde de Goiânia estão disponibilizando vacinas contra a Covid-19, a meningite e a Influenza (vírus da gripe).

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo