Saúde cria sistema para identificar crianças não vacinadas

Medida foi tomada em consequência do baixo índice vacinal no Estado, situação que precisa ser mudada

A Secretaria Estadual de Saúde desenvolveu um sistema informatizado para identificar crianças que deixaram de receber doses de vacinas, situação que preocupa as autoridades após a constatação da queda dos índices de vacinação. A ferramenta foi apresentada nesta terça-feira (13) pela superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Flúvia Amorim, em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa.

Ela explicou que o sistema permite identificar com exatidão todas as crianças que deixaram de receber as vacinas necessárias, o que será feito principalmente pelas secretarias de Saúde dos municípios. A identificação será por endereço residencial que inclui bairro, quadra, lote, cartão de vacina e até o CPF da mãe. Uma vez identificada, a família da criança será procurada para que a vacinação seja feita.

“Nós precisamos do entendimento e da colaboração dos pais. Após a identificação e a chegada das equipes de saúde, é fundamental que os pais autorizem a vacinação. Precisamos aumentar o índice vacinal para evitar contaminações, bem como o retorno de doenças que já estão controladas e que podem voltar sem a imunização”, alertou Flúvia Amorim.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo