Obras da Administração Penitenciária melhoram e ampliam presídios

Unidade prisional Odenir Guimarães ganhará reformas e novos espaços, como refeitório e uma biblioteca com capacidade para 13 mil livros

A Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) segue com seu cronograma de melhorias e ampliação de vagas nas unidades penitenciárias. Nesta quarta-feira (21), serão entregues obras na unidade prisional Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia.

O diretor da DGAP, Josimar Pires, participou do Jornal Brasil Central desta terça-feira (20) detalhando as obras. Segundo ele, serão entregues à população carcerária da unidade, familiares e advogados uma reforma da recepção principal, um refeitório, um vestiário feminino e uma biblioteca com capacidade para 13 mil livros.

Na entrevista, Pires acrescentou que o planejamento da Secretaria de Segurança Pública prevê a ampliação de vagas nas unidades prisionais do Estado. Só neste ano serão quase 2 mil novas vagas em unidades já existentes e novos presídios que serão erguidos, como em Novo Gama. Ele citou que até o final do governo, cidades como Caldas Novas, Luziânia e Catalão também receberão novos presídios.

Ressocialização

Josimar Pires ressaltou que muitas das obras e beneficíos que estão sendo entregues nos presídios são feitos pelos próprios detentos, em processo de remissão de pena pelo trabalho. A reportagem do Jornal Brasil Central mostrou uma dessas ações com a doação para escolas públicas de brinquedos feitos pelos presidiários.

A Escola Municipal Arão Fernandes, de Goiânia, recebeu três kits de brinquedos feitos de madeira. Segundo a DGAP, os detentos produzem mensalmente cerca de 30 kits de brinquedos, somando cerca de 1 mil peças. Josimar Pires disse que a meta da diretoria é ampliar o espaço de produção desses kits nos presídios para ampliar a distribuição de brinquedos pelas escolas de todo o Estado.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo