Ônibus elétricos em teste circulam pela capital

Goiânia caminha para se tornar pioneira no sistema operacional sustentável e zero poluente 

O ônibus elétrico, que será utilizado no transporte coletivo em Goiânia, já está em fase de testes. O veículo circula com passageiros da linha 025, entre o Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, e o Terminal Bandeiras, no Jardim Europa. Segundo o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, os testes iniciaram na semana passada e a iniciativa visa reduzir os impactos ambientais. “O ônibus elétrico tem a pegada da sustentabilidade, essa é a grande mudança”, comentou. Foi o que mostrou reportagem veiculada no O Mundo em Sua Casa desta quarta-feira (5). 

Com previsão para renovar a frota do Eixo Anhanguera, o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia segue tendência global. Os ônibus elétricos integram a Rede Metropolitana de Goiânia (RMTC), possuem 15 metros de comprimento e são equipados com dispositivo que permite embarque e desembarque de passageiros cadeirantes. A capacidade do veículo é para 100 passageiros, sentados e em pé. Além disso, conseguem rodar cerca de 250 quilômetros com uma única carga. Os ônibus também são equipados com ar-condicionado e possuem entrada USB para que os passageiros consigam recarregar o celular. O sinal de wi-fi é disponibilizado gratuitamente.

Ainda segundo o presidente da CMTC, a redução no custo com combustível poderá influenciar no preço da passagem. “O cálculo da tarifa leva em conta vários indicadores. Com isso, quando a operação do ônibus elétrico for regular, vamos avaliar o custeio para operá-lo”, explicou Tarcísio.

ABC Digital
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo