Controladoria-Geral lança 5ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente

Objetivo é ampliar a transparência, garantindo que o cidadão tenha cada vez mais informações sobre ações, realizações e uso do recursos governamentais

Em live realizada na quarta-feira (5), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) lançou a 5ª Edição do Prêmio Goiás Mais Transparente, certame que envolve todos os órgãos da administração estadual no cumprimento de requisitos e critérios para garantir a transparência dos dados públicos que precisam ser disponibilizadas aos cidadãos. O tema foi um dos destaques da edição desta quinta-feira (6) do programa O Mundo em Sua Casa.

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, explicou que o foco principal do prêmio é assegurar que os cidadãos tenham conhecimento do uso dos recursos públicos geridos pelo Governo. “Os órgãos que alcançarem os melhores resultados na avaliação serão agraciados com selos e diplomas nas categorias Diamante, introduzida este ano para notas acima de 95, Ouro e Prata”, informou o Ziller. Ele destacou também a nova lei sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, que garante o fornecimento de informações públicos inclusive para pessoas que não se identificam ao fazer o pedido.

O gerente de Transparência Institucional da CGE, Júnior José Costa, explicou que na edição deste ano haverá novidades na transparência, com acréscimo de informações sobre itens como renúncias de receitas, dívida ativa, dados sobre terceirizados e também estagiários. “São novos critérios relacionados à transparência ativa, isto é, aquela em que os órgãos têm o dever de divulgar seus dados conforme determina a legislação”, enfatizou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo