Goiás é o 2º Estado do País com maior número de cirurgias eletivas pós-Covid

A informação foi repassada pelo governador à ministra da Saúde, Nísia Trindade, que esteve em Goiânia

O governador Ronaldo Caiado convidou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para almoçar no Palácio das Esmeraldas nesta segunda-feira (17). Um dos temas tratados no encontro foi o apoio do governo federal à manutenção da estrutura da saúde estadual, conforme reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta terça-feira (18). 

Caiado informou à ministra que Goiás conta com o apoio do Ministério, porque adota políticas para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas. Ele contou que Goiás é hoje o segundo Estado do País que mais realizou cirurgias eletivas depois do final da pandemia da Covid-19. “Isso mostra a nossa capacidade de resolução, e é um avanço que nós fizemos; Porque hoje não se opera mais só em Anápolis, Goiânia e Aparecida, mas sim em várias regiões, em várias cidades do Estado de Goiás”, ressaltou. Os tipos de cirurgia mais realizados foram de vesícula, hérnia e catarata

Para o Estado conquistar a primeira colocação nacional em número de cirurgias eletivas, será necessária a ajuda de parceiros, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vêncio. Ele citou o apoio da Assembleia Legislativa, dos deputados estaduais, e de alguns federais, para que emendas parlamentares também possam ser usadas nesse programa, financiando cirurgias em cidades específicas das bases dos deputados. Resolvendo as questões burocráticas, ele disse acreditar que o programa de cirurgias eletivas de Goiás deve deslanchar ainda mais. Acrescentou que o programa é executado com dinheiro do Ministério da Saúde e conta também com aporte do Governo Estadual.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo