Goiás registra queda no número de fugas das prisões

No primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 40% no número de fugas no sistema penitenciário goiano

O Jornal Brasil Central de hoje (26) trouxe matéria mostrando que o Sistema Penitenciário goiano registrou bons números da atividade penitenciária no primeiro semestre deste ano. Houve queda no número de fugas e motins em relação ao mesmo período do ano passado, conforme levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás. O número de fugas caiu no primeiro semestre de 2023 em 40%, o de motins diminuiu 36%, enquanto que o de foragidos teve queda de 33,3%.

Entrevistado, o diretor Gerente de Administração Penitenciária Josimar Pires disse que essa transformação de cenário se reflete diretamente nas ruas e na segurança pública do Estado. Afirmou que esses índices são interessantes de serem analisados, porque “de 2018 a 2023 a queda dos índices foi gigante”. Segundo ele, houve controle das organizações criminosas dentro dos presídios e que isso hoje mostrou uma redução de mais de 70% nesse índice de homicídios. “Então é mais segurança e mais paz para o goiano. Aqui também nós temos uma escola estadual, com cerca de mil presos matriculados. É um número importante da transformação das pessoas que aqui estão submetidas à questão da segurança, mas que ao mesmo tempo estão tendo uma oportunidade de transformação de vida”, analisou Josimar.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo