Fórum de Combate à Corrupção em Goiás é relançado

Esta edição do evento contou com a participação de membros das Controladorias de outros Estados, além de representantes do poder público estadual e da sociedade civil

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção (Focco) foi relançado nesta terça-feira (8), durante evento realizado no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, com a participação de membros da Controladoria de outros Estados, além de representantes do poder público estadual e da sociedade civil. Foi o que mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (9). O Focco foi criado em 2009, com objetivo de combater a corrupção. O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, enfatizou que o Fórum propõe “uma atuação nova, conjunta, de combate à corrupção, de uma maneira essencialmente preventiva e com a participação de todos esses órgãos que atuam, de uma maneira ou de outra, controlando as contas públicas”.

Ziller destacou a importância da participação do cidadão porque, segundo ele, “as abordagens que vêm da população sempre são muito ricas e nos ajudam a ver as questões de pontos de vista que normalmente nós não vemos”. O auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Paulo Henrique Nogueira, declarou: “Entendemos que a participação de todos os órgãos de combate à corrupção, em busca da ética e do bom trato da coisa pública, é a peça fundamental de qualquer órgão do Estado brasileiro”. Para o controlador de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz, que proferiu palestra no evento, a corrupção produz efeitos nocivos em diversos direitos fundamentais, como saúde, educação e moradia. “Então, nada melhor que unir esforços de diversas instituições e também da sociedade para que a gente possa enfrentar este mal”, defendeu.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo