Artesanato goiano ganha exposição no Congresso Nacional

Artistas participantes do programa Goiás Feito à Mão mostram trabalhos de diversos estilos e materiais com base na temática do cerrado goiano

Artesãos goianos estão ocupando pela primeira vez o Salão Negro do Congresso Nacional. A exposição com artistas que participam do programa Goiás Feito à Mão é uma iniciativa das secretarias de Relações Institucionais e da Retomada e ficará em cartaz até quinta-feira (10). São peças diversas de 22 artesãos em mostra que tem entrada franca.

À reportagem do Jornal Brasil Central, artistas, parlamentares e gestores do governo de Goiás falaram sobre a importância da exposição para o fomento do artesanato no Estado. Segundo o mestre artesão João Gomes da Silva, a exposição é um marco no desenvolvimento do artesanato goiano, que vem ganhando cada vez mais espaço dentro e fora do estado. O colega José da Cunha concorda e disse que a exposição coroa um trabalho de qualidade, com base nas raízes goianas, que tem sido feito por década por diferentes artistas.

As peças trazem assinaturas de diversos estilos em madeira, cerâmica, palha, cabaça e cutelaria, tudo com o DNA do cerrado. Dentre os 22 expositores, quatro são de Olhos D'água, distrito de Alexânia, já conhecidos nacionalmente pelo artesanato produzido na região. O titular da Secretaria de Estado da Retomada, César Moura, disse que a exposição tem o potencial de expandir a divulgação da arte manual goiana, que tem sido impulsionada nos últimos anos a partir do programa Goiás Feito à Mão.

A abertura da exposição no fim da tarde da terça-feira (8) foi prestigiada por outros secretários estaduais de Goiás, como Yara Nunes, da Cultura, Ségio Vêncio, da Saúde, e parlamentares federais como Adriana Accorsi, Lêda Borges, Flávia Morais e Silvye Alves. O senador Wilder Morais encaminhou à presidência do Senado o pedido para a instalação da exposição.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo