Caiado discute recuperação fiscal do Estado no Ministério da Fazenda

Reunião em Brasília tratou da defesa da permanência de Goiás no RRF

O governador Ronaldo Caiado se reuniu, nesta quinta-feira (10), em Brasília, com o ministro da Economia, Fernando Haddad. O tema do encontro foi a situação do Estado de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e contou ainda com a presença dos gestores do Tesouro Nacional e da secretária de Economia de Goiás, Selene Peres. Reportagem veiculada no O Mundo em Sua Casa desta sexta-feira (11) frisou o rigor do Estado no cumprimento das medidas econômicas. No entanto, Goiás perdeu R$ 5,5 bilhões em arrecadação.

“Demonstramos que, infelizmente, o Estado de Goiás foi duramente penalizado quando se aprovou a essencialidade, ou seja, a queda da incidência de ICMS sobre combustíveis, energia e comunicações. Goiás perdeu R$ 5,5 bilhões”, disse Caiado. A previsão é de que Goiás permaneça no RRF até 2029 e a expectativa, agora, é que a nota que sugere a saída de Goiás seja reavaliada pelo Ministério para evitar novas perdas de arrecadação. 

A secretária de Economia de Goiás, Selene Peres, levou os estudos técnicos para a reunião. “Nós pudemos esclarecer que a recomendação do Tesouro Nacional de que já teríamos atingido equilíbrio fiscal e que, portanto, poderíamos sair do Regime de Recuperação Fiscal, não é verdadeira”, declarou. Selene explicou, ainda, que “tivemos receitas extraordinárias e perdas que não foram consideradas no cálculo do equilíbrio fiscal”. 

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo