CRER já realizou mais de 200 mil atendimentos de equoterapia

Serviço terapêutico, oferecido em parceria com a Polícia Militar, foi iniciado em 2004

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, oferece aos seus pacientes a equoterapia, tratamento que é  realizado com o auxílio de cavalos. A menina Emanuele quase não caminhava e já caía. Mas há nove meses, após o início das sessões de equoterapia, seu equilíbrio melhorou, relatou a mãe dela, a dona de casa Reni Maria de Jesus. 

No último dia 9 de agosto foi celebrado o Dia Nacional da Equoterapia, conforme mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta segunda-feira (14). Desde que o CRER implantou a equoterapia, em 2004, a unidade soma mais de 200 mil atendimentos. Para garantir a qualidade e a manutenção do serviço, foi firmada uma parceria com a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), que é a responsável pelo cuidado dos animais.

Movimentos

Antes do paciente iniciar a sessão de equoterapia, o animal é preparado para que se possa obter o melhor resultado. A instrutora Maíra Gouvea explicou que os movimentos são adaptados e o paciente é acompanhado com toda a harmonia, ao som de uma música suave. Com as sessões, o praticante ganha força, equilíbrio e autoconfiança. “Ganha a questão do vínculo com o animal, que também é muito grande aqui”, acrescentou.

Segundo a supervisora multiprofissional de terapias de apoio do CRER, Karla Lorena Mendonça Campos, esse método terapêutico é fundamental para a recuperação dos pacientes. Mas para ter acesso ao serviço é preciso um encaminhamento. Geralmente o paciente tem que estar regulado. Ele passa por uma avaliação multiprofissional no hospital, realizada por uma equipe de médicos, fisioterapeutas, terapeutas profissionais, psicólogos e, enfermeiros, profissionais que avaliam as necessidades desse paciente e o encaminham para o setor de equoterapia.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo