Saúde reitera necessidade de vacinação contra a Covid-19

A cobertura vacinal está em 11% da população elegível e é considerada baixa. Este ano 260 pessoas já morreram de Covid em Goiás

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) reforça o alerta sobre a necessidade de a população goiana se vacinar com a bivalente contra a Covid-19, porque o estado está com apenas 11% da população elegível vacinada. As pessoas ouvidas pela reportagem do Jornal Brasil Central foram unânimes em afirmar que se vacinam, porque acham importante para resguardo da saúde e proteção contra as doenças. O alerta é feito baseado em dados que mostram a baixa cobertura vacinal no estado: em Goiás foi registrado este ano até o momento um total de 553 óbitos por síndrome respiratória aguda grave, sendo 260 desses casos por Covid-19. A maioria dos que morreram tinha mais de 60 anos de idade. Há uma preocupação manifesta, porque o clima no Estado está muito seco.

Gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles confirma a baixa procura da população pela vacina bivalente. “Isso traz uma preocupação não somente do Estado, mas também dos municípios, com relação à proteção da população. Estamos com uma cobertura estadual de 11% e é uma cobertura muito baixa. A dose bivalente é destinada a pessoas acima de 18 anos de idade e para aquelas acima de 12 anos que tenham alguma imunossupressão e comorbidade. Todas as pessoas acima de 18 anos podem procurar os locais de vacinação. Lembramos que é necessário ter tomado duas doses da imunovalente e ter um espaço de quatro meses de quando tomou a última dose”, afirmou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo