Setembro verde conscientiza população para a doação de órgãos

Goiás lançou a campanha na última sexta-feira para intensificar as ações educativas

Para ampliar a rede de solidariedade no Estado, o governo de Goiás iniciou a campanha Setembro Verde, como objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de órgãos. A campanha foi lançada oficialmente na última sexta-feira (1) e contará com diversas ações organizadas pela Secretaria Estadual de Saúde, entre elas, passeio ciclístico, homenagem aos profissionais de saúde e atividades educativas nas ruas.

Em entrevista veiculada no Boa Noite Goiás, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vêncio, explicou como o caso do recente transplante de coração do apresentador Fausto Silva pode ajudar a população a se sensibilizar sobre o tema. Ele afirmou que o coração do comunicador havia parado de funcionar, e ele passou a necessitar de suporte de circulação extracorpórea e por isso subiu na lista de espera. “O caso do Faustão é emblemático para as pessoas entenderem que não interessa a classe social, para você se posicionar nesta lista. O mais importante são os critérios, que são muito bem estabelecidos para que a pessoa possa ter prioridade”, analisou.

De janeiro a junho deste ano foram realizados 474 transplantes de órgãos e tecidos em Goiás, o que representa um aumento de 47,5%, em relação ao mesmo período do ano passado. A gerente de transplantes da Secretaria de Saáude, Katiuscia Freitas, comemora a retomada dos números de doações anteriores à pandemia. “É um trabalho contínuo, de sensibilização e conscientização, de treinamento dos profissionais de saúde para conversar com as famílias”, concluiu.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo