Caiado trabalha para universalizar saneamento em Goiás

No evento foram criadas três Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs), e os comitês técnicos, cujos representantes foram escolhidos hoje, vão discutir como será feito o trabalho para universalizar o saneamento em Goiás até o ano de 2033

A TV Brasil Central transmitiu ao vivo nesta quinta-feira (28) a solenidade, comandada pelo governador Ronaldo Caiado, direto do Centro Cultural Oscar Niemeyer, de criação das Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs), que têm como objetivo principal a universalização dos serviços no Estado. Na oportunidade foi realizada a 1ª Assembleia Extraordinária dos Colegiados Microrregionais. Participaram gestores da maioria dos 246 municípios, que votaram em seus representantes nos Comitês Técnicos e discutiram ações das MSBs. Caiado falou que ali estava sendo vencida uma etapa que era tida como impossível de se realizar em Goiás e que vai buscar a participação da iniciativa privada, “para dar musculatura à demanda da água tratada e de esgoto em todo o Estado”.

O evento foi realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que assinou, neste mês, contrato de consultoria técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização de estudos e estruturação de parcerias em saneamento. O secretário Pedro Sales enfatizou a necessidade de se garantir a função social do saneamento, para que todas as regiões sejam atendidas de forma isonômica. A criação das MSBs atende às premissas do Novo Marco Legal do Saneamento e divide o território goiano em três microrregiões, integradas por um grupo de cidades, sendo: Oeste (88 municípios), Centro (88 municípios) e Leste (70 municípios). Os municípios dessas três microrregiões trabalharão em conjunto com o governo do Estado na definição de quais serão as melhores ações e estratégia e a melhor forma de se investir para que Goiás atinja o objetivo de saneamento universal até 2033.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo