Saúde faz alerta e convocação sobre o Outubro Rosa

A rede pública do governo do Estado tem hoje 113 mamógrafos e no mês de outubro as policlínicas trabalharão para zerar as filas de mamografias

O Jornal Brasil Central desta segunda (2) ouviu a coordenadora do Ciclo de Vida da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), Amanda Faria, que fez uma vasta explanação sobre o significado do Outubro Rosa, mês destinado a alertar e orientar as mulheres sobre o câncer de mama, para que façam o diagnóstico precoce, que na maioria das vezes evita a fatalidade da doença. “O câncer de mama é o mais frequente no Brasil ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma e a primeira causa de mortes de mulheres em todas as regiões, menos a Norte. É importante que ele seja detectado precocemente, porque a chance de sobrevida, de tratamento com sucesso é alta. Por isso, com o Outubro Rosa a gente procura sensibilizar, orientar e informar as mulheres sobre a importância desses exames e dessa detecção”, explicou.

De acordo com ela, as mulheres com sintoma devem procurar as unidades de saúde e as com idade entre 50 e 69 anos, mesmo sem sinal ou sintoma, devem procurar fazer a mamografia a cada dois anos, e que a porta de entrada para as mulheres na rede pública é nas unidades básicas de saúde, sendo avaliadas e seguindo o encaminhamento. Segundo Amanda, o estado de Goiás tem 113 mamógrafos e a meta é intensificar as ações. “Durante todo o mês de outubro estamos realizando ações nas policlínicas para zerar as filas de mamografia e, além disso, fazer um mutirão de cirurgias eletivas”, informou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo