Goiás se consolida como o 3º maior produtor de grãos do País

Levantamento foi divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); principal destaque é a produção de soja

O Estado de Goiás bateu novo recorde na produção de grãos e se consolida como o terceiro maior produtor nacional. Em 2022/2023 foram colhidas 32,6 milhões de toneladas, volume que é 13% maior que o obtido na safra anterior. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento e mostrados no programa Boa Noite Goiás na segunda-feira (9). No conjunto das nove culturas monitoradas pelo órgão federal, sete tiveram crescimento na safra deste ano.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, comemora a posição conquistada por Goiás e ressalta que o bom resultado é decorrente principalmente do desempenho da soja, já que Goiás colheu na safra deste ano quase 18 milhões de toneladas. Ele apontou também o crescimento expressivo de culturas como trigo e girassol, que contribuíram para o aumento da produção goiana.

O vice-presidente da Associação Goiana dos Produtores de Soja (Aprosoja), Bartolomeu Braz Bueno, observou que fatores externos como a pandemia e a guerra da Ucrânia, bem como a queda de preços, afetaram um pouco o ânimo dos produtores em relação à nova safra que já começa a ser plantada. Observou que, além disso, os fatores climáticos também preocupam. O analista de mercado, Cristiana Palavro, observou, contudo, que ainda assim está previsto um pequeno aumento na área plantada na safra 2023/2024.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo