União, Estado e municípios atuam para ampliar serviços digitais

Objetivo é garantir serviços de melhor qualidade, maior rapidez e redução de custos aos cidadãos em todas as esferas do poder público

Autoridades do Governo Federal, do Estado de Goiás e dos municípios goianos estiveram reunidos nesta quarta-feira (18) para debater a formulação de propostas e políticas públicas capazes de modernizar e agilizar a oferta de serviços digitais aos usuários. Realizado na Assembleia Legislativa de Goiás, o encontro foi a última etapa das rodadas regionais da Oficina de Construção Colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital. Reportagem da Brasil Central mostrou todas as etapas do trabalho.

A secretária Adjunta de Governo Digital do Ministério da Gestão, Inovação e Serviços, Luanna Roncaratti, explicou que as ações no momento estão concentradas na fase de escuta coletiva abrangendo os diversos parceiros para viabilizar a consolidação do programa. “A meta é criar novos paradigmas de gestão pública, mais eficiente e menores custos para os cidadãos”, reforçou ela, acrescentando que a implementação deve ocorrer no início de 2024, com prevalência até 2027.

Andamento em Goiás

O vice-governador Daniel Vilela, que representou o governador Ronaldo Caiado, enfatizou que Goiás já caminha de forma célere quanto à oferta de serviços digitalizados. “Somos o segundo Estado do País com maior quantidade de serviços digitais conforme levantamento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação. Mas podemos e queremos avançar mais, principalmente em relação à digitalização aos serviços prestados pelos municípios”, asseverou.

O titular da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Informação, José Frederico Lyra Netto, ressaltou que o trabalho integrado entre as secretarias do Estado e outras esferas de poder é fundamental. “Queremos ajudar os municípios a tornar a vida do cidadão mais digital, com oferta de serviços melhores à população. Para tanto estamos atuando para capacitar e promover a inclusão digital das pessoas, usando ferramentas como as Escolas do Futuro e o Hub Goiás, além do apoio ostensivo aos municípios”, explicou. 

O titular da Secretaria de Administração, Francisco Sérvulo, observou que todo o esforço para ampliar os serviços digitais tem como foco principal a celeridade, a eficiência, a acessibilidade e a capacidade de entrega dos municípios. O presidente da Federação goiana de Municípios, Haroldo Naves (prefeito de Campos Verdes), destacou a importância da iniciativa que vai agilizar os serviços e trazer ganhos significativos aos usuários. Na ocasião o Governo de Goiás lançou a Rede de Apoio à Transformação Digital dos Municípios Goianos.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo