PIB goiano de 2023 é projetado positivamente pelo IMB

Estimativa do Instituto é que o crescimento do PIB do Estado no período fique entre 3,7% e 5%, podendo alcançar até 5,5% em um cenário mais otimista

O Produto Interno Bruto (PIB) representa toda a riqueza gerada em um determinado período de tempo. De acordo com projeções do Instituto Mauro Borges (IMB), o PIB de Goiás de 2023 deve registrar taxa entre 3,7% e 5%, podendo alcançar até 5,5%em um cenário mais otimista. O assessor executivo do IMB, Alex Lima, pondera que, se o índice de 5% ou mais se confirmar, será a segunda maior taxa da história, perdendo apenas para o apurado no ano passado, quando foi de 6,6%. Reportagem sobre o assunto foi veiculada no Boa Noite Goiás desta quarta-feira (8).

A agricultura continua sendo o carro-chefe da economia goiana. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, confirmou que a atividade tem sido responsável pelos resultados positivos, graças aos investimentos realizados em tecnologia. “Goiás é destaque em produtividade, em relação às principais commodities que são exportadas”, disse. E acrescentou que aproximadamente 80% de tudo o que Goiás exporta vem do agronegócio.

Um dos destaques é a remuneração média dos trabalhadores goianos que supera a média nacional, influenciando diretamente no cálculo do PIB. No segundo trimestre de 2023, o rendimento médio dos trabalhadores de Goiás foi de R$ 2.969,00, conforme divulgou o IBGE em agosto último. Alex Lima, do IMB, ressaltou que o Governo do Estado constrói políticas públicas visando a melhoria no ambiente de negócios para atrair mais investimentos, gerando emprego e renda. E citou o programa de incentivos fiscais ProGoiás e o fato de Goiás ser o segundo Estado mais digital do Brasil, situação que facilita a abertura de novas empresas.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo