Encontro estadual debate Educação Sanitária em Defesa Agropecuária

Objetivo é fortalecer as ações de conscientização de profissionais do agronegócio e produtores rurais sobre as boas práticas de produção agropecuária em Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Superintendência Federal da Agricultura em Goiás (SFA-Goiás), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Emater-Goiás, promovem até sexta-feira (10) o 1º Encontro Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária. O evento, que reúne profissionais de áreas afins e produtores rurais, tem como objetivo repassar informações técnicas e orientações para melhoria dos processos produtivos, aumentando a produção e a produtividade com menor impacto possível ao meio ambiente. Reportagem sobre os trabalhos foi mostrada no programa Boa Noite Goiás na quarta-feira (8).

José Ricardo Caixeta, presidente da Agrodefesa, ressaltou que a educação sanitária é um dos pilares da gestão atual. “O Estado chega antes com orientação e depois com a fiscalização”, reforçou ele. Acrescentou que o nivelamento de informações é fundamental para capacitar servidores da Agrodefesa, da Emater, da Secretaria da Agricultura e do Mapa, bem como os agentes de produção. O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA-Goiás, André Brandão, observou que a educação sanitária é um tema transversal que envolve diversos segmentos e requer amplo esforço para alcançar os objetivos.

Gripe aviária

Ainda durante o encontro, José Ricardo Caixeta falou sobre a decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária, de prorrogar a emergência sanitária como prevenção da gripe aviária, doença de alto risco para o segmento da avicultura e que já afetou aves silvestre em vários estados brasileiros. “A emergência sanitária é uma medida fundamental, porque reforça a nossa vigilância sanitária e confirma todo o nosso protocolo de biosseguridade, focado na prevenção da doença e, caso ele chegue a Goiás, estejamos preparados para enfrentá-la.

Em palestra no primeiro dia dos trabalhos, o secretário da Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, reforçou a importância da educação sanitária e destacou os avanços na produção agropecuária goiana graças às medidas implementadas no âmbito da defesa agropecuária. “O setor agrícola goiano é um dos principais pilares da nossa economia e sua pujança é resultado do empenho da defesa agropecuária pelo fortalecimento das ações de educação sanitária”, arrematou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo