Saúde adota medidas para reorganizar atendimento de urgência

Ação envolve a Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias municipais. A meta é ordenar e agilizar os atendimentos nas unidades básicas, desafogando a demanda nos hospitais

Começa a funcionar na Região Metropolitana de Goiânia e em municípios do interior um novo sistema de atendimento de urgência e emergência em saúde, com o objetivo de reordenar e agilizar os atendimentos. A meta é que os atendimentos de casos menos complexos sejam atendidos em Unidades de Pronto Atendimento e em postos de saúde, com posterior encaminhamento aos hospitais.

Na apresentação do programa, mostrado em reportagem da Brasil Central, o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Vêncio, explicou que os casos mais simples serão atendidos da mesma forma que nos hospitais, pelos mesmos médicos, só que mais rapidamente. “Os casos mais complexos serão encaminhados aos hospitais para o tratamento adequado”, disse. Em Goiânia, as principais demandas ocorrem no Hospital Estadual de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD).

Carretas

O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Wilson Polara, anunciou a disponibilização para Goiânia de duas carretas de atendimento rápido a partir da próxima semana, que vão funcionar como referência para pacientes de casos mais leves. “São as chamadas Carretas de Unidade Básica, com a mesma estrutura das Unidades Básicas de Saúde, onde é feita a primeira avaliação. Os casos que exigirem estrutura hospitalar serão encaminhados para os hospitais”, esclareceu.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás, Patrícia Palmeira Fleury, ressaltou que o novo sistema será implementado nos principais municípios do Estado, com a mesma proposta: ordenar e agilizar os atendimentos. “A ideia é mudar a cultura da população, de buscar sempre o hospital, ao invés de procurar a Unidades de Pronto Atendimento ou mesmo o pronto-socorro municipal”, argumentou. Ela informou ainda que vem sendo feito um trabalho de readequação das unidades municipais, com qualificação dos profissionais e ampliação dos horários de atendimento.

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