Encontro debate melhoria da educação infantil em Goiás

Iniciativa teve como objetivo avaliar o quadro atual, promover a integração Estado e municípios e definir políticas públicas para ampliar a oferta de vagas em creches e em salas de alfabetização

O Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação da Secretaria Estadual da Educação (Gaepe-Goiás) realizou na terça-feira (14) reunião presencial para debater os desafios da educação infantil no Estado, como foco na ampliação da oferta de vagas em creches e em salas de alfabetização. O encontro reuniu dirigentes da Pasta, prefeitos, secretários municipais de educação e autoridades ligadas ao segmento educacional. O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado, e teve cobertura especial da Brasil Central.

O presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Seção Goiás, Miguel Ribeiro, apontou as dificuldades que ainda permeiam a educação infantil, principalmente quanto ao déficit de vagas em creches e na alfabetização. “Temos levantamentos que mostram um contingente de pelo menos 6 mil crianças de 4 e 5 em Goiás sem vagas nesta etapa de ensino”, afirmou ele. Ribeiro enfatizou a necessidade de criação, pelos municípios, de novas vagas já para o próximo ano.

A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc-Goiás, Giselle Pereira, ressaltou que é preciso aumentar as vagas em creches e trabalhar pela redução do índice de alfabetização incompleta. “O Governo de Goiás criou o programa AlfaMais justamente para melhorar esses índices. Assim, é fundamental que Estado e municípios atuem de forma conjunta para superar os desafios a fim de atingir os objetivos propostos”, asseverou ela.

O encontro, que abordou outros temas da educação, contou com participação de várias autoridades, como a secretária Estadual da Educação, Fátima Gavioli; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Saulo Mesquita; presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro: conselheiros de ambos os tribunais, servidores da Seduc e representantes de instituições de ensino.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo