Saúde alerta população sobre aumento de casos de tuberculose

A vacinação é imprescindível. E em casos suspeitos é necessário fazer diagnóstico precoce e iniciar imediatamente o tratamento, recomenda a Secretaria Estadual de Saúde

O aumento do número de casos de tuberculose no Brasil e em Goiás preocupa as autoridades da área da saúde. Em todo o Brasil são 5 mil mortes por ano em decorrência da doença, com tendência de aumento, situação que a Secretaria Estadual da Saúde quer ajudar a reduzir. Mas é fundamental que as pessoas com sintomas suspeitos procurem as Unidades de Saúde, onde terão oportunidade de fazer o diagnóstico e iniciar imediatamente o tratamento. Mas a melhor forma de prevenção é a aplicação da vacina BCG, como mostrou reportagem do programa O Mundo em Sua Casa nesta sexta-feira (17).

O coordenador do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Secretaria de Saúde de Goiás, Emílio Alves de Miranda, afirma que a Pasta vem desenvolvendo um esforço muito grande em parceria com as secretarias de Saúde dos municípios, para reduzir e/ou tratar os casos confirmados, evitando o avanço do mal. O médico pneumologista e professor Marcelo Rabahi alertou para a ocorrência de tuberculose em trabalhadores jovens, em plena força produtiva, facilitando também o contágio de outras pessoas e familiares. Contudo, o tratamento imediato nos casos confirmados é eficiente e a pessoa acometida fica totalmente curada.

A biomédica da Secretaria da Saúde, Larissa Braga, explicou que os principais sintomas da doença são perda rápida de peso, febre, fraqueza e muito suor noturno. Em Goiânia, os testes de tuberculose são realizados no Laboratório Estadual de Saúde Pública Giovanni Cysneiros. Aparecida de Goiânia e Rio Verde também possuem unidades públicas para realização dos testes. “A rede pública fornece todos os medicamentos e o tratamento é feito em casa, com exceção de alguns casos em que o remédio precisa ser tomado na presença de enfermeiros ou funcionário designado para isso nos postos de saúde”, esclareceu Larissa Braga.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo