Seinfra levará saneamento básico a 50 comunidades rurais de Goiás

Programa Estadual de Saneamento Rural prevê atender a cerca de 20 mil pessoas de todas as regiões do estado em três anos

Fruto de projeto de lei estadual aprovado neste ano, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) finaliza os preparativos para execução do Programa Estadual de Saneamento Rural. A proposta consiste em levar água potável e tratamento de esgoto a 50 comunidades rurais de todas as regiões do estado, beneficiando cerca de 20 mil pessoas. A meta é concluir o programa em três anos.

Titular da Seinfra, o secretário Pedro Sales participou do Jornal Brasil Central desta terça-feira (21) falando do programa. Segundo ele, a proposta é levar soluções próprias de saneamento a comunidades distantes dos centros urbanos. A secretaria mapeou os municípios que vão integrar a primeira etapa do programa, que celebrará parcerias com as prefeituras para a gestão de cada projeto.

Pedro Sales disse que além de ser um avanço na universalização da distribuição de água e tratamento de esgoto no Estado, o financiamento do programa não virá diretamente do Tesouro Estadual, mas do caixa da Saneago. Ele explicou que cada comunidade terá uma solução própria, conforme a população atendida e realidade geográfica. Citou entre os instrumentos que serão utilizados a construção de reservatórios de água e fossa séptica.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo