Estado de Goiás tem a menor taxa de desemprego do País

Conforme dados do IBGE, índice de desocupação é de apenas 5,9%, o menor entre os Estados brasileiros. Atualmente são 3,8 milhões de empregados

O Estado de Goiás apresentou no terceiro trimestre desde ano a menor taxa de desemprego entre os Estados brasileiros, com índice de apenas 5,9% de desocupação, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). É a menor taxa registrada na série histórica desde o ano de 2014. Conforme mostrou o Jornal Brasil Central, Goiás conta atualmente com 3,9 milhões de empregados, com tendência de melhorar ainda mais o seu desempenho nos próximos anos.

Conforme o secretário da Retomada, César Moura, diversos fatores têm contribuído para dinamizar a economia e ampliar o número de pessoas ocupadas, tanto em empregos formais quanto em negócios próprios. “Se a pessoa não tem qualificação, pode fazer curso gratuito gerido pela Universidade Federal de Goiás, com ajuda de R$ 250,00 mensais, saindo dali preparada para buscar uma vaga de trabalho”, explicou ele. E mais: se o desejo da pessoa é se tornar empreendedor, pode pleitear o chamado crédito social, de até R$ 5 mil, para adquirir itens necessários à implementação do negócio, o que pode ser feito após um curso de qualificação profissional.

A superintendente de Estudos Sociais do Instituto Mauro Borges, Evelyn Castro, alinha outros fatores que impulsionam a economia, gerando mais empregos. “A melhoria da segurança pública, com redução dos índices de violência, estimula as pessoas a empreenderem mais, o que favorece o mercado de trabalho”, ressalta ela. Evelyn Castro destaca também o crescimento principalmente do setor de serviços, que gera muitos empregos. Um bom exemplo foi citado pelo gerente do Sicoob, Wander Tavares, que destacou o crescimento do Banco em todo o Estado, o que resultou na contratação de inúmeros profissionais para esta área.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo