Goiás vai sediar a 1ª Cúpula de Ética no Setor Público

Governador Ronaldo Caiado participou da cerimônia de lançamento da conferência, uma das ações inseridas na programação da Semana Internacional Contra a Corrupção

Com presença do governador Ronaldo Caiado, secretários de Estado, lideranças políticas e outras autoridades foi lançada na terça-feira (4) no auditório do Tribunal Regional do Trabalho em Goiânia, a 1ª Cúpula de Ética no Setor Público, a ser realizada de 22 a 24 de maio do próximo ano no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A cerimônia teve cobertura especial da Brasil Central mostrada em reportagem no programa Boa Noite Goiás.

“A ética tem de ser exigida de todos nós brasileiros, sejamos servidores púbicos, profissionais liberais, empresários, prestadores de serviços e pessoas em geral. Infelizmente isso foi perdendo a importância e, muitas vezes a ética foi substituída pelo chamado ‘jeitinho’ brasileiro, mas isso não existe, porque é sinônimo de esperteza”, enfatizou o governador Ronaldo Caiado ao destacar a importância do cumprimento dos preceitos éticos em todos as atividades públicas e privadas. Ele também ressaltou a importância da conferência programada para 2024, em Goiânia.

Acordo com a Unesco

Ainda durante a cerimônia, o Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado, assinou Acordo de Cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com foco no fortalecimento das ações de governança e de promoção da ética no poder público. O cientista político da entidade no Brasil, Fábio Eon, explicou que o acordo prevê a realização de diversas ações, a principal delas a realização da 1ª Cúpula de Ética no Setor Público. “Além disso, haverá esforços de capacitação, realização de estudos e elaboração de diagnósticos que possam contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da ética em todos os níveis de governança”, pontuou ele.

O secretário-Geral do Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que a Cúpula de Ética no Setor Público não é um evento governamental, mas é institucional e se caracteriza como um evento de todo cidadão, onde serão realizadas discussões amplas com o objetivo de estabelecer uma agenda a ser cumprida em todo o setor público no Brasil. Conforme disse, é uma iniciativa inédita de fundamental importância, com participação e colaboração dos maiores especialistas em ética no Brasil e no mundo.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo