Goiás bate recorde no abate de suínos e bovinos no 3º trimestre do ano

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam a força da pecuária de Goiás, com reflexos nas exportações e aumento do consumo interno

No terceiro trimestre de 2023, o Estado de Goiás bateu recorde nos abates de bovinos e suínos, o que confirma a pujança dos dois segmentos e consolida a participação do Estado nas exportações de proteína animal. Conforme dados da pesquisa Trimestral do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2023, foram abatidas no Estado 956.921 mil cabeças de bovinos, um aumento de 4,7% em relação ao trimestre anterior e de 11,4% em relação ao mesmo período de 2022. Esse número representa o pico da série histórica, iniciada em 1997.

Outro ponto positivo do levantamento do IBGE foi com relação aos suínos, sendo que no terceiro trimestre deste ano foram abatidas 508,4 mil cabeças, o que significa crescimento de 6,4% em relação ao trimestre anterior. Os resultados positivos foram mostrados em reportagem no programa Boa Noite Goiás.

Ambiente atrativo

“Os números são muito importantes para o Estado de Goiás, especialmente porque reforçam o compromisso dos pecuaristas goianos, evidenciando um panorama de competitividade e destacando o Estado como um ambiente atrativo no segmento da produção animal”, afirmou a superintendente de Produção Rural da Secretaria da Agricultura, Patrícia Honorato.

O criador de suínos e presidente da Associação Goiana de Suinocultores, Fernando Cordeiro, disse que esse quadro de crescimento dos abates, principalmente de suínos, é resultado do trabalho realizado por toda a cadeia produtiva, desde a criação, atuação dos frigoríficos e também o trabalho realizado pelo setor varejista na apresentação desses produtos aos consumidores.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo