Goiás lança projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã

Iniciativa vai atender 150 pequenos agricultores da região Nordeste do Estado com foco na produção de manga e maracujá. Meta é gerar emprego e renda e fortalecer a economia regional

O governador Ronaldo Caiado, acompanhado de auxiliares e lideranças, lançou na quarta-feira (13) em Flores de Goiás o projeto de Fruticultura do Vão do Paranã, cujo objetivo é estimular a produção de frutas como manga e maracujá. A previsão é atender nesta primeira etapa 150 pequenos produtores rurais dos municípios de Flores de Goiás, Formosa e São João D’Aliança, abrangendo uma área de 296 hectares. As atividades relativas ao lançamento foram acompanhadas pela Brasil Central, com reportagem veiculada no programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (14).

“Quero transformar o Nordeste e ver todo mundo produzindo, ganhando dinheiro, com uma vida melhor”, celebrou o governador Ronaldo Caiado. Ele também afirmou que cada hectare de maracujá pode produzir até 30 mil quilos por ano e cada hectare de manga mais de 22 mil quilos. “A renda de um produtor com essas culturas pode chegar a R$ 500 mil por ano com apenas dois hectares cultivados”, disse Caiado, reforçando que toda a infraestrutura de canalização, pivô central e redes elétricas são garantidas pelo Governo de Goiás, além da disponibilização de financiamento de longo prazo para os produtores.

Viabilização

Na execução do projeto, os produtores terão assistência técnica da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seapa). A estrutura de irrigação foi adquirida com investimento de R$ 9,8 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “A região possui todas as características climáticas e agronômicas que favorecem o cultivo, além da parte de logística, devido à proximidade com grandes centros consumidores, como Brasília e Goiânia”, comentou o secretário da Agricultura, Pedro Leonardo.

O prefeito de Flores de Goiás, Altran Avelar, disse que os agricultores locais estão com a esperança renovada diante das oportunidades. “É a realização de um sonho, que viabiliza novas chances de emprego, renda e progresso para as famílias”, reforçou ele. No lançamento do projeto esteve presente o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, que conheceu o potencial do Nordeste goiano para a fruticultura. O vice-governador Daniel Vilela e outras autoridades do Governo Estadual também marcaram presença no evento.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo