Abertura de pequenas empresas bate recorde em Goiás

Dado é de pesquisa anual feita pelo Sebrae com dados da Receita Federal

Com 41,5 mil empresas abertas no primeiro trimestre do ano, Goiás bateu recorde na criação de CNPJs de micro e pequenos empreendedores. Nesse mesmo período do ano passado, foram registradas 39,7 mil empresas. Os números são de uma pesquisa anual realizada pelo do Sebrae com dados da Receita Federal.

Analista do Sebrae de Goiás, Douglas Paranhayba esteve no Jornal Brasil Central desta terça-feira (30) comentando o assunto. Segundo ele, a dificuldade de encontrar trabalho tem levado muitas pessoas a tentarem ter seus próprios negócios, principalmente nos ramos do comércio e serviços.

Pequeno e MEI

Segundo Douglas Paranhayba, a maior parte dessa abertura foi feita por empresas de pequeno porte (alta de 14,2%), seguida pelo Microempreendedor Individual (MEI), que cresceu 4,2% e a microempresa, que subiu 3,3% no período. Por segmento, ele destacou que o setor agropecuário liderou a alta de abertura de empresas, com 21,1% de crescimento. Na sequência, aparecem os serviços (7,2%), construção civil (7%) e o comércio (0,4%).

Na segunda parte da entrevista ao vivo no estúdio da TBC, o analista do Sebrae respondeu às dúvidas dos telespectadores, como a caracterização de micro e pequenas empresas, perfil de MEI, como abrir uma empresa e os principais serviços prestados pelo Sebrae.   

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo