Agronegócio goiano exportou mais de 11 bilhões de dólares em 2022

Melhor resultado em 10 anos, o dado está na quarta edição de publicação da Seapa que faz um amplo panorama do setor no Estado

O agronegócio goiano fechou 2022 registrando seu maior faturamento no comércio exterior nos últimos dez anos, somando US$ 11,7 bilhões em valor exportado. O número é 62,8% maior do que o faturado em 2021 e representou 82,9% de todas as vendas externas de Goiás no ano passado. Os dados estão compilados na Radiografia do Agro, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Produzida pela equipe técnica da Seapa, a Radiografia do Agro está na quarta edição e faz um amplo panorama com vários indicadores de produção e comercialização de 50 produtos cultivados no Estado. Christiane de Amorim, gerente de Inteligência de Mercado da Seapa, participou ao vivo do Jornal Brasil Central desta terça-feira (31) falando da publicação, que tem versões também em inglês e espanhol.

Segundo ela, os principais destinos dos produtos agrícolas goianos no ano passado foram China (responsável por mais de 60% das compras), Irã, Tailândia e Indonésia. A gerente da Seapa atribui o grande crescimento das exportações do agronegócio do Estado aos investimentos dos produtores em tecnologia aliados ao apoio que o governo de Goiás tem dado ao setor, por meio de ações da Seapa.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo