Alfa Mais é apresentado no Seminário Nacional de Alfabetização

Governador Ronaldo Caiado falou da experiência goiana em evento que reuniu representantes de 16 Estados brasileiros da área da Educação

O governador Ronaldo Caiado representou Goiás no Seminário Nacional de Alfabetização, no primeiro dia do evento realizado em Brasília nesta terça-feira (28), como mostrou reportagem exibida em O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (19). Em sua fala, defendeu que a Secretaria da Educação não pode servir de trampolim político e foi aplaudido pela plateia. Segundo a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, Caiado falou para representantes de 16 Estados sobre a experiência de Goiás.”Uma coisa que percebi aqui é que ele ganha a plateia no momento em que fala com o coração, com a vivência e a experiência dele dentro o governo”, comentou.

O programa Alfa Mais, implementado em 2020, foi apresentado no evento. Ele tem como um dos diferenciais passar conhecimento a quem ensina, explicou a superintendente de Educação Infantil e Educação Fundamental da Seduc, Gisele Faria. “Uma das frentes de trabalho é a formação dos professores. Nós formamos todos os professores de alfabetização do primeiro e do segundo anos, e também da educação infantil”, afirmou. Além disso, a Pasta entrega material didático estruturado, utilizado para a alfabetização dos alunos, acrescentou.

Autonomia 

Durante sua fala, Ronaldo Caiado destacou a autonomia que a secretária de Educação de Goiás tem nas suas tomadas de decisão e também ressaltou a parceria com as prefeituras, que são responsáveis pelo período da alfabetização. “Não adianta nada você receber um aluno no sexto ano do fundamental 2, ou então no ensino médio, sendo que ele tem uma base que não tem condições de continuar nos seus estudos”, ponderou.

O Seminário Nacional pela Alfabetização permite que projetos estaduais exitosos sejam compartilhados, e isso vai acontecer entre Goiás e Paraíba, conforme informou o governador do Estado nordestino, João Azevedo. Ele citou o programa paraibano Desafio Nota 1.000, que é uma disputa de redações entre os alunos e disse que tem interesse na experiência de Goiás na doação de óculos para alunos que têm dificuldades de visão.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo