Banco genético de gado, turismo e futebol no Boa Noite Goiás

Os programas da semana receberam o produtor rural Amarildo Gonçalves, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, e o vereador de Goiânia Paulo Magalhães

O produtor rural e executivo do sistema financeiro Amarildo Gonçalves foi o convidado do Boa Noite Goiás especial deste domingo (28). Ele está à frente da Estancial Tamboril, o maior banco genético de gado leiteiro da América Latina. Ele comentou sobre como obteve resultados de melhora na produção de leite em até 10 vezes a média nacional (de 5 litros por animal), que atrai pessoas de todo o mundo. "Em 2008, eu tinha apenas um alqueire de terra e uma vaca. E aí, meu filho iniciou na veterinária e resolvi ajudá-lo a empreender. Comecei a pesquisar e vi que tinham vacas que produziam 50 litros de leite, sendo que a maioria produzia 4, 5 litros. E aí a gente foi fazer um trabalho através de FIV, que é a fecundação em vitro, e pegamos aqueles animais com genética diferenciada e começamos a reproduzir. Saí fazendo isso pelo Brasil, buscando animais em todo o país com o maior índice de reprodução leiteira", relembrou. A conversa tratou também da trajetória de vida de Amarildo, que foi servente de pedreiro e também chegou a grande executivo em um banco, além de autor do livro O Mestre das Conquistas e diretor do Instituto Esperança Belavistense, em que promove diversas ações na área social. "Eu faço acontecer todos os dias", reforçou.

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, foi o convidado do Boa Noite Goiás na quarta-feira (31). A entrevista girou em torno de diversos assuntos, como pesca esportiva, cavalhadas, turismo religioso e alguns eventos da área que serão realizados nos próximos dias, como a Expo Católica e o Festival de Nova Veneza. Fabrício falou também a temporada de férias no rio Araguaia, que engloba o trabalho de mais de 10 secretarias, com expectativa de receber cerca de 1 milhão de turistas neste ano. "Não é só turismo, a temporada do Araguaia é uma grande política pública. Envolve a Segurança Pública, as estradas, regulação de transportes, empreendedorismo. Nós estamos levando linha de crédito e capacitação agora, antes de a temporada acontecer. A gente aproveita a temporada para fazer política pública", explicou. O presidente destacou ainda que o setor de turismo aumentou 16,6% em 2022. "Temos uma capacidade muito grande de crescimento. Ainda há muita informalidade, precisamos nos profissionalizar. Temos qualificação disponível e esse pode ser um gargalo de crescimento para nosso estado", analisou.

O projeto de lei de regulação de horários para realização de partidas de futebol nos estádios dos times goianos foi o tema do Boa Noite Goiás de quinta-feira (1), com o vereador Paulo Magalhães, autor na inciativa em tramitação na Câmara dos Vereadores. Ele explicou que a região próxima ao estádio Hailé Pinheiro, conhecido como estádio da Serrinha, tem um trânsito intenso e diversos pontos que demandam acesso, como posto de saúde e de vacinação, igrejas, sede da Polícia Federal, diversos prédios residenciais e o Hospital de Urgências de Goiânia. A proposta é que partidas nos estádios do Atlético Goianiense, Vila Nova e Goiás sejam realizadas após as 20 horas e grandes jogos passem a ser sediados no Serra Dourada. "Não somos contra os torcedores, não somos contra os times, mas queremos horário. É importante. Queremos que aconteça um estudo para que o impacto de trânsito na vizinhança possa ser respeitado", explicou. O vereador também comentou sobre ações para os idosos, eleições municipais, plano diretor, preservação do lençol freático e cerrado goiano.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo